terça-feira, 23 de novembro de 2010

Framework? Não sei nenhuma e agora?

Em desenvolvimento web, utilizar uma framework geralmente é o melhor caminho para entregar um projeto em menos tempo e com mais qualidade, isso é fato.

Sempre tive curiosidade e vontade de aprender a utilizar uma, mas a única que eu me
aventurei por um tempo foi a framework Django, utilizando a linguagem Python.

Confesso que estava gostando, mas tive que voltar a trabalhar e interrompi o aprendizado, aliás, este sempre foi o motivo de eu não aprender uma framework: ter que trabalhar em projetos pequenos e com prazos "pra ontem", não sobrando muito tempo para se dedicar à algo desse porte. Então como o tempo é curto, procuro aprender várias coisas que exigem menos tempo de dedicação e que agreguem ao meu trabalho.

Graças a esse modelo aprendi muita coisa sozinho: Ajax, Jquery, Json, PDO, SEO, além de diversas técnicas de CSS. Ter esses conhecimentos ajuda muito, posso dizer com segurança que tenho plena capacidade de escrever meus próprios plugins e "fuçar" nos dos outros, não ficando dependente de soluções de terceiros.

Claro que tenho plena consciência dos problemas de não utilizar uma framework, bem como um sistema de templates e não utilizar MVC. Acredite, o que eu mais peguei na vida foi código estilo macarrão, confesso que em alguns eu até aprendi algumas coisas novas, mas na maioria dos casos eles apenas fizeram eu querer sair correndo e devolver o dinheiro que me pagaram.

Seguindo a filosofia Rambo, de se virar como puder (MacGyver deve compartilhar esta mesma filosofia), resolvi criar meu próprio método de desenvolver, do qual me sinto confortável e satisfeito. O melhor dele, é que a única coisa mais próxima de uma framework que vou precisar, é o Jquery. Falo isso porque ele é considerado mais como uma biblioteca JavaScript, do que uma framework.

Outro fato que me traz satisfação neste método, é que eu não vou utilizar um sistema de templates para criar o visual, o próprio arquivo html será meu template, então não vou ter que aprender mais uma sintaxe especial de um sistema de templates informando para meu php o que ele precisa fazer lá.

A estrutura ficaria a seguinte:

MODELVIEWCONTROLS
MySQL / PDOHTML / CSSPHP / JavaScript (Json/Jquery)

  • Primeiramente eu trabalho o layout da aplicação, utilizando o HTML e CSS, resultado é todo o front-end do sistema.
  • Segundo lugar eu modelo e escrevo minhas classes, com as regras do negócio, persistência de dados e etc.
  • Por último, utilizo JSON e JQuery para interligar os pontos.

Oficialmente, não sei se esta é uma boa maneira de se trabalhar, mas foi a melhor que eu consegui, considerando que muitas vezes eu tenho que acumular os trabalhos de: designer, analista, programador front-end e back-end.

Quem sabe PHP tem que entender de HTML, quem entende de HTML tem de entender de CSS e JavaScript, Jquery é extremamente fácil de aprender e muito bem documentado e com um pouco de esforço extra, você também aprende JSON. Aprender orientação ao objeto e PDO é questão de gosto, mas eu recomendo, pois facilita muito o desenvolvimento e manutenção.

Enfim, para aqueles que não se empolgam tanto com uma framework ou não tem tempo para investiver no aprendizado de uma, acredito que esta seria uma boa forma de trabalhar, ao menos para mim, ela funciona.

Grande abraço e até uma próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário