segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Programação Orientada a Resultados

Na área de desenvolvimento é comum se falar de paradigmas: procedural, orientado a objeto, orientada a aspecto e por aí vai.
Independente do paradigma utilizado, existe uma constante que rege não apenas nossa área de trabalho, como qualquer outra: "Precisamos entregar resultados".

Muita gente, a medida que este blog for crescendo, vai discordar de muita coisa que eu postar aqui, porque não defenderei padrões de desenvolvimento, frameworks ou qualquer outro conceito comumente utilizado na área, minha visão será sempre focada em resultado.

Se utilizar tal framework vai entregar o resultado de que precisa, então beleza, use-a. Se utilizar um sistema de templates será bom para o projeto, perfeito, mas se você preferir fazer tudo na munheca e demorar alguns dias a mais para fazer um trabalho, não se martirize por isso.

A visão é simples, existe muita tecnologia no mercado, muitos padrões, tendências e exigências, para ser um desenvolvedor, exigem um currículo extenso, com inúmeros conhecimentos, porém, esse é uma realidade muito volátil, conhecer uma Zend Framework em um lugar pode não significar mais do que criar um script todo procedural que resolveu um problema de anos dentro de uma empresa.

Lógica é importante, conhecer a linguagem e não apenas sua sintaxe é importante, com esses dois itens somado a força de vontade de aprender e uma dose de oportunidade você é capaz de utilizar qualquer tecnologia encontrada no mercado, mas mais importante do que saber um punhado de tecnologias que os outros querem que você saiba, é ter satisfação naquilo que você faz, com isso você entrega resultado, que é o que toda empresa quer e a tecnologia será meramente secundária.

Para finalizar, muitos mas muitos desenvolvedores não irão compartilhar de minha visão, irão dizer que eu não sei nada de programação, que provavelmente sou um amador, não discordarei, realmente, se for analisar em todo um contexto, tenho muito a aprender, mas acredito que também tenho com o que contribuir, se algo que eu postar aqui estiver errado, ou pudesse ter sido escrito melhor, por favor contribua positivamente com sua crítica e sugestão de melhoria, afinal quem toma a liberdade de criticar é porque tem a plena capacidade de fazer melhor.

Seja bem-vindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário